terça-feira, 20 de julho de 2010

20 de julho: Dia do Amigo

PESSOAS ESPECIAIS COMO VOCÊ...


Autoria desconhecida

As pessoas especiais são aquelas que têm a habilidade de dividir suas vidas com os outros...
Elas são honestas na palavra e nas atitudes, são sinceras e compassivas e sempre dão por certo que o amor é parte de tudo.
As pessoas especiais são aquelas que têm habilidades para doar aos outros e de ajudá-los com as mudanças que surgem em seus caminhos.
Elas não têm medo de ser vulneráveis; elas acreditam que são únicas e têm orgulho em ser sinceras e reais.
As pessoas especiais são aquelas que se permitem os prazeres de estar próximo aos outros e se importam com a felicidade deles.
Elas vieram para entender que o amor é o que faz a diferença na vida.
As pessoas especiais são aquelas que realmente tornam a vida mais bela.
Seja sempre uma pessoa especial na vida de alguém.
Feliz Dia da Amizade...

domingo, 18 de julho de 2010

Canal CineNTE16 - Dica da Profª Angélica Cruz Santana



Turma,
As dicas já começaram a chegar!! 
A primeira é da colega Angélica Cruz Santana: "Entre os muros da escola". O filme de origem francesa traz a história do professor François, que trabalha numa escola situada num bairro perigo e se prepara para mais um ano letivo e fará de tudo para que seus alunos se comportem e o respeitem.
Situação parecida com alguma escola da nossa cidade? Vale a análise...
Não deixe de registrar a sua opinião.
Abraço carinhoso,
Adriana







Sinopse: Baseado em livro homônimo de François Bégaudeau em que relata sua experiência como professor de francês em uma escola de ensino médio na periferia parisiense, lugar de mistura étnica e social.


quarta-feira, 14 de julho de 2010

Roteiro..., mas o que é, para que serve um roteiro de vídeo?

Turma,
Vamos iniciar a etapa de construção do Roteiro do Vídeo. Vocês terão oportunidade de aproveitar o que já estudamos no módulo de áudio para esta fase do curso. Leiam das dicas publicadas referentes ao Roteiro de Podcast. Elas poderão ajudar na elaboração da sua história. Não perca tempo e embarque nessa aventura!  Afinal de contas, todo mundo tem um Steve Spielberg escondido em si...rs
Abraço,
Adriana

Para começar, vamos assistir ao vídeo abaixo:
Agora, tente escrever o resumo desta história (em 2 linhas) e descreva como seria o Roteiro desse vídeo, caso você fosse o autor.

Compare o que você escreveu com o roteiro original. Compartilhe o que foi anotado e discuta as partes comuns e as diferenças entre os colegas.

Diante das observações pontuadas, como você definiria um roteiro de um vídeo?
Vamos aprender juntos e elaborar o roteiro do nosso vídeo?!

Veja os slides com a descrição das etapas da criação de um vídeo e a definição de Roteiro e os elementos do roteiro (cabeçalho, rubrica e diálogos):

Para conhecer como se elabora o roteiro técnico (planos de enquadramento, movimento de câmera, foco, zoom, iluminação, áudio,...) assista aos vídeos:
Neles, você encontrará exemplificações práticas das situações descritas no roteiro.
Nesse momento, iremos definir os grupos de trabalho para elaboração do Roteiro. Inicie o rascunho do roteiro do grupo.
Tema Geral: Escola e Tecnologia.
Tempo do Vídeo: 3 a 5 min.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Canal CineNTE16



Turma,
Resolvi criar o Canal CineNTE16 para podermos trocarmos dicas de filmes que julgamos imperdíveis seja pelo valor pedagógico que eles podem representar, seja pela história interessante e envolvente que eles contam. Tenho certeza que cada um de vocês tem uma dica para compartilhar. Conto com vocês para enriquecer esse esse canal!!
Para inaugurar este espaço, quero indicar o filme "Saneamento Básico, o filme". É uma comédia bem interessante que envolve o assunto que estamos estudando: a criação de um vídeo por pessoas comuns, amadores. Tudo a ver com o nosso curso, não é mesmo? Será que fui intencional com minha indicação?? Tirem suas próprias conclusões...rs

Saneamento Básico, o Filme
Sinopse: A comunidade da Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na serra gaúcha, reúne-se para tomar providências sobre a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Uma comissão é escolhida para pleitear a obra junto à sub-prefeitura.  
Após ouvir a reivindicação, a secretária da prefeitura reconhece a legitimidade da solicitação, mas afirma que não dispõe de verbas para obras de saneamento básico até o final do ano. No entanto, a prefeitura tem quase dez mil em verbas para a produção de um vídeo. A verba veio do governo federal e, se não for gasta, terá que ser devolvida.
A comunidade decide então fazer um vídeo sobre a obra. A prefeitura apóia a idéia da realização do vídeo e da utilização da verba para a obra, que seria um absurdo devolver, mas esclarece que, para requerer a verba, a comunidade deve apresentar um roteiro e um projeto do vídeo, e que a verba era necessariamente para obras de ficção.
Os moradores da Linha Cristal passam então a fazer um vídeo de ficção que, segundo interpretações, é um filme de monstro, ambientado nas obras de construção de uma fossa, com o único objetivo de usar a verba para as obras. O que eles não esperavam é que a produção do vídeo fosse se tornando cada vez mais complexa e interessante.
Fonte: http://www.saneamentobasicoofilme.com.br


Para vocês ficaram com um gostinho de quero mais, que tal assistir ao trailler do filme?


Não deixem de registrar sua opinião a respeito do filme.
Abraço carinhoso,
Adriana

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Sessão Cinema NTE 16




Turma, 
A sessão cinema foi um sucesso! A roda de conversa de conversa também foi bem proveitosa. Vocês arrasaram! Até a próxima!
Abraço carinhoso!
Dri

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Vídeo: A imagem em movimento!

Turma,
Vamos iniciar mais uma etapa do nosso curso. O assunto da vez é o uso de imagens em movimento em nossas aulas. Para início de conversa, vamos fazer a análise desses vídeos ? Leve em consideração: 
  • Quais as características da linguagem audiovisual? 
  • Quais os pontos mais interessantes de cada vídeo?
  • Quais as sensações despertadas? 
  • Por que e para que usar o vídeo em sala de aula? 
  • Como usar o vídeo na escola?
  • Como utilizar o video na sala de aula de modo que a interdisiplinaridade seja favorecida?
  • ...
Numa roda de conversa, iremos compartilhar as opiniões de todos. Vamos lá?
Pipoca, refrigerante e atenção, pois a Sessão Cinema vai começar!
5, 4, 3, 2, 1...













segunda-feira, 5 de julho de 2010

Convite Imperdível

Oi turma!!
Tenho um convite imperdível para vocês:
Uma sessão de cinema gratuita com direito a pipoca e refrigerante.
Você não vai perder essa oportunidade, não é mesmo?
Conto com sua presença na quarta-feira, 07 de julho às 14h.
Abraço carinhoso,
Adriana


Powered By Blogger