quinta-feira, 3 de junho de 2010

Nildo Freitas faz palestra sobre como é produzido um programa de rádio

 
  
A convite da Equipe NTE16, o radialista Nildo Freitas aceitou gentilmente o convite de fazer uma palestra para os professores que estão partipando do Curso de Produção Audiovisual: Compartilhando Conhecimentos oferecido pelo núcleo.
O radilalista esteve na sede do núcleo na manhã da última quarta-feira, dia 02.
Na oportunidade, Nildo esclareceu aos cursistas como funciona um programa de rádio desde a escolha das reportagens até a importância das músicas e vinhetas na identificação do programa e fidelização dos ouvintes. Falou também dos bastidores e curiosidades que envolvem um programa de rádio. A conversa foi bastante agradável, produtiva e rica em informações que ajudarão na cosntrução dos áudios propostos no curso.

"Hoje todo esse trabalho se torna fácil porque contamos com o auxilio do computador, através de um sistema é programado todo o conteúdo que será utilizado o que dar mais dinamismo e segurança na hora da apresentação, mas mesmo com toda a tecnologia a disposição é preciso ter uma equipe entrosada, inclusive o operador de áudio que tem a sua parcela de contribuição na execução do programa" respondeu Freitas. (via blog Nildo Freitas)



 Reportagem publicada pelo radialista no seu blog (http://nildofreitas.com)
.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Foto: Adriana Sousa

Como elaborar o Roteiro do seu Podcast

Antes de gravar seu podcast, é preciso pensar em como vai atingir os ouvintes. Para isso, é necessário estruturar um roteiro do programa. O roteiro é a "alma" do seu podcast e deve descrever o tema do programa, o que vai ser dito e por quem, a organização das locuções, dos jingles, das músicas de acordo com o tempo disponível.
Isso não significa que o roteiro é algo complicado, mas uma forma estruturada do que você quer fazer para "não perder o rumo" do programa. Dessa forma irá equilibrar o tempo com o texto de modo a não cansar e cativar seu ouvinte. 

Recomendações na elaboração no roteiro de Podcasts:
* Ter cuidado com a linguagem, pois o podcast tem uma linguagem própria, simples, com frases diretas que retratam, normalmente, situações cotidianas;
* Antes de discorrer sobre um tema, planeje e pesquise o que pretende abordar;
* Defina o púbico que pretende atingir no programa e procure falar sua linguagem;
* Defina o tempo de duração do podcast, de modo que "prenda" a atenção do seu ouvinte; * Se puder, insira vinheta de abertura e termine o episódio deixando expectativa no ar;
* Escreva, inicialmente, seu texto de forma livre. Aos poucos, vá filtrando as informações para que o texto fique delimitado ao tempo disponível;
* Antes de gravar o programa, ensaie, leia o texto em volta alta para adequar a entonação ao texto. Lembre de gravar seu texto em ambiente livre de barulho.

O podcast é um programa gravado que mescla locução com músicas, vinhetas e sons de fundo. Se o foco do seu podcast for entrevista, estude o assunto da pauta, faça perguntas inéditas e dê espaço para o entrevistado falar, para que seu ouvinte tenha oportunidade de se interessar pela conversa.

Não esqueça! Não existe uma receita pronta para um roteiro, tudo vai depender da intecionalidade, objetivo, público alvo, estilo do programa que pretende desenvolver.


Veja abaixo alguns exemplos de roteiros de podcast:
http://guilejunior.wordpress.com/2007/04/13/roteiro-do-podcast-do-it-yourself/
http://www.radio.usp.br/programa.php?id=23&edicao=071106&roteiro=1

Powered By Blogger