sábado, 29 de maio de 2010

Iniciando um Podcast..

Depois de visitar, ouvir, anotar os pontos positivos de vários Podcasts é chegada a hora de criar o nosso próprio Podcast... Mas, o que devemos fazer para que isso aconteça?
Em primeiro lugar, precisamos definir quais razões nos motivam a publicar nossos arquivos na web (não vale dizer que é por causa do curso!! rs), quais conteúdos que gostaríamos de tratar / discutir; qual o público queremos atingir; qual o nosso objetivo ao criar nosso espaço na rede...
Definido isso, mãos à obra!! É preciso escrever um roteiro para o programa (para que durante as gravações não fiquemos perdidos sem saber o que dizer!), selecionar as músicas, vinhetas que iremos usar para dar os efeitos especiais, gravar o programa e exportar o áudio em mp3 e escolher um site para publicar nosso arquivo. Dai em diante é só esperar os visitantes e seus comentários para que, a cada dia, possamos melhorar o nosso programa.  
Selecionei o episódio "Começando um novo Podcast" do Metacast pois traz boas dicas para vocês. Neste programa, os podcasters Eduardo Sales Filho (Papo de Gordo) e Pablo de Assis (NerdExpress) recebem os convidados Deborah Salves e Filipe Speck (Podcast Imediato) para bater um papo sobre o que leva uma pessoa a criar um podcast e quais as principais dificuldades que um podcaster iniciante passa.

Fcou animado?! Não perca tempo! Coloque no ar, na rede, na boca do povo suas ideias!
.

Dicas de Podcasts

Turma,
As dicas de Podcasts indicadas por vocês foram ótimas e nos mais variados assuntos! Um show de áudios que poderemos nos inspirar nas nossas futuras produções. Quem ainda não visitou os links, vale a pena acessar.


Planeta TIC
Você Pode
Escriba Café
Negação Lógica
Guanacast
Podcasting Brasil - PodBR
Café Brasil
Ciência Hoje

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Como tornar-se um bom ouvinte de Podcast

Navegando pela Internet, encontrei vários episódios interessantes do Metacast que quero compartilhar com vocês.
Neste episódio, os podcasters Pablo de Assis (NerdExpress) e Eduardo Sales Filho (Papo de Gordo) conversam sobre o que é preciso para ser um bom ouvinte de Podcast, mencionando que não 
adianta só ouvir, é preciso participar e deixar sua opinião sobre o que é publicado!
Como estamos na "Caça aos Podcast" valem as dicas para tornar a descoberta marcante tanto para nós quanto para os podcasters do nosso tesouro.
Para escutar ou fazer download do Metacast - Episódio "Torne-se um bom ouvinte", clique aqui.
.

sábado, 22 de maio de 2010

O que é Podcast?

Turma,
Este blog é nosso e a construção dele também depende da colaboração de vocês. Hoje a dica é da colega Angélica que, nas suas pesquisas na net, encontrou esse vídeo sobre o que é Podcast. Vale a pena assistir, pois é bem didático e simples. Espero que gostem!
Tem alguma dica para o nosso curso?
 Não perca tempo! Mande para que possamos publicá-la!
Abraço carinhoso,
Adriana
-------------------------

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Prêmio Microsoft Educadores Inovadores - 2010 - inscrições até 02 de julho!


Estão abertas as inscrições do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010

Educadores de todo o Brasil já podem enviar seus projetos e garantir sua participação

Estão abertas até o dia 02 de julho as inscrições para a quinta edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, que valoriza e reconhece os melhores projetos educacionais desenvolvidos por professores brasileiros que utilizem tecnologia em processos de ensino e aprendizagem.

Para concorrer, basta acessar o site www.educadoresinovadores.com.br e seguir as instruções. Educadores de todo o Brasil podem se inscrever nas seguintes categorias: 

1) Ensino Básico
Podem se inscrever duplas de educadores e gestores da rede pública de ensino, independentemente de sua área de atuação (ex. Português, matemática, física, etc.): Secretarias Municipais ou Estaduais de Ensino, incluindo os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs ou NRTEs), escolas públicas (municipais, estaduais ou federais), instituições de ensino sem fins lucrativos (ONGs, Fundações, etc).
  • Inovação em Comunidad 
  • Inovação em Colaboração
  • Inovação em Conteúdo 


        2) Ensino Técnico

Podem se inscrever individualmente educadores que lecionem disciplinas relacionadas à Tecnologia da Informação em escolas técnicas públicas.
  •  Educador Inovador de TI – Escolas Técnicas 

    Todos os projetos finalistas nas categorias de Ensino Básico estarão automaticamente concorrendo na categoria Educador Inovador, cuja votação para escolha dos finalistas contará novamente com o voto popular online.


Premiação


O Educadores Inovadores conta com três etapas. Até o dia 19 de julho, doze projetos serão escolhidos e participarão da etapa nacional do Prêmio que será realizado em São Paulo no mês de agosto.


Aqueles que apresentarem os melhores trabalhos serão premiados com um Notebook contendo o sistema operacional Microsoft Windows e o pacote de aplicativos Office. Assim, poderão dar continuidade na criação de novas idéias, beneficiando cada vez mais pessoas e compartilhando o gosto e o conhecimento pela tecnologia educacional.

Após a etapa nacional, os responsáveis pelos projetos vencedores nas categorias destinadas à educação básica concorrerão com seus trabalhos no Fórum Regional da Microsoft, que será realizado em algum país da América Latina. Os classificados nessa etapa irão participar do Microsoft Worldwide Innovative Teachers Forum que, esse ano, será realizado na África do Sul.
Em 2009, o Fórum Mundial foi sediado pela primeira vez no Brasil, em Salvador (BA), e premiou dois educadores brasileiros: o professor Lucrécio Filho de Oliveira, de Formoso do Araguaia (TO) e o educador Alex Vieira dos Santos. Na etapa nacional da premiação foram recebidos mais de 700 trabalhos.
Para acompanhar as novidades do Prêmio, confira: www.educadoresinovadores.com.br
Siga no Twitter: www.twitter.com/eduinova

Para mais informações:
Criax Comunicação Organizacional
(11) 3817-4665
E-mail: contato@educadoresinovadores.com.br

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Instalação do Audacity

Turma,
O colega Isaías José Neto anotou o passo-a-passo da instalação do programa Audacity e gostaria de compartilhar com vocês.
Obrigada Isaías!
-------------------------

Como instalar o programa Audacity no seu computador:
Nome do arquivo Audacity_atualizado (clique no link para fazer o download do arquivo)
- Crie uma pasta do programa
- Salve o arquivo dentro da pasta

Descompactando o arquivo:
- Clica com o botão Direito
- ver opções de Descompactação
- escolha Extrair aqui
- Dê um clique duplo no programa e o processo de instalação começa automaticamente

-----------------------------

Após a instalação do programa, você deverá abrir o programa e fazer a gravação.
No menu clique no botão Rec (a bolinha vermelha) e o processo de gravação inicia-se automaticamente. Para interromper a gravvação, clique no Stop (quadradinho amarelo). Faça as gravações em ambiente silencioso, pois o barulho poderá interferir no resultado final do seu áudio.


Esse áudio deve ser salvo para que possa realizar alterações em momentos posteriores. Para isso, crie uma pasta (de preferência em Meus Documentos) para salvar o seu projeto. Nesta pasta que você deve salvar seus arquivos.
Depois de gravar voce deve converter em mp3. Para isso, clique no menu Arquivo.
Escolha exportar arquivo como mp3.
Na primeira conversão em mp3 será solicitado que você indique o local onde está o arquivo Lame. No programa indicado já será "baixado"o Audacity e o Lame. Basta somente indicar a pasta onde vocês salvaram o programa.

Encontro Presencial - 12 de maio

Clique na imagem para ampliá-la

terça-feira, 11 de maio de 2010

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Apresentação do Curso

Clique na imagem para ampliá-la

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Boas Vindas!

Turma,
Este espaço é nosso! 
Ele foi criado para divulgar e socializar as atividades do curso:
Fiquem à vontade para interagir, trocar opiniões, criticar, dar sugestões... afinal de contas, construimos o nosso conhecimento JUNTOS!
Abraço carinhoso,
Adriana
Powered By Blogger